Do mix perfeito do Mini Arroz com o Arroz Preto, foi desenvolvido o Arroz Piagüí com exclusividade pelo CIPAR (Centro de Intercâmbio e Pesquisas de Arroz Ruzene). Com um aroma in-crí-vel de pinhão, o mini arroz preto é a escolha certa para pratos que vão encher a alma de memórias lindas! Temos algumas sugestões para você, confira!

Ingredientes:
350g arroz Piagui
50g Manteiga sem sal
70g cebola
70g Alho poró
100g cogumelo shitake fresco
Fundo de legumes
60g queijo Parmesão ralado
Q.b. Sal
Q.b. Pimenta do reino preta

Modo de preparo:
Prepare um fundo de legumes com a cebola, o alho e o alho poró. Cozinhe o arroz no fundo de legumes e reserve um pouco do fundo para finalização.
Refogue a cebola e o alho poró na manteiga. Quando translúcido, acrescente os cogumelos e salteie. Acrescente o arroz, e adicione o fundo de legumes aos poucos até atingir o ponto desejado do grão. Finalize com queijo parmesão, sal e pimenta do reino.

Robalo com Arroz Piagüi cozido na castanha, abóbora, semente de abóbora garapiñada,
emulsão de castanha e ora pro nobis

Para o arroz:
Arroz Piagüí – 200 g
Leite de castanha – 200 ml
Água  – 200 ml
Alho picado – 5 g
Cebola picada – 15 g Refogue a cebola e quando a cebola estiver dourada, refogue o alho. Coloque o arroz e refogue também. Coloque a água e o leite de castanha, ajuste o sal e deixe que cozinhe em fogo baixo até que o grão fique macio. Obs: o Piagüi demora um pouco mais pra cozinhar por ser integral, caso seja necessário adicione água aos poucos para que termine de cozinhar. 

Para a semente de abóbora garapiñada:
100 g de açúcar
100 ml de água
150 g de semente de abóbora
Flor de sal
Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo até o açúcar tenha se dissolvido por completo na água até que vire um xarope. Coloque as sementes de abóbora e mexa em fogo baixo até que o açúcar comece a açucarar, ele irá ficar branco e formar alguns cristais, logo em seguida ele vai caramelizar, nessa hora coloque a flor de sal a seu gosto e tire do fogo e esfrie mexendo sempre em cima de alguma bancada de mármore ou inox. 

Para a emulsão de castanha de caju:
100 g de castanha de caju
80 ml de óleo de canola
10 ml de limão
5 g de alho
Sal a gosto
Coloque tudo no processador e emulsione até ficar liso e com textura bem cremosa. 

Para a finalização do prato:
100 g de Arroz Piagüi cozido no leite da castanha pronto.
30 g de abóbora cortada em cubos pequenos
60 ml de leite de castanha
15 g de manteiga
Em uma panela refogue a abóbora, coloque o arroz  e mexa bem, coloque o leite da castanha e em seguida a manteiga pra emulsionar, ajuste o sal e pronto. O arroz precisa ficar cremoso. 

Para a montagem do prato:
Tomate cereja partido ao meio – 20 g
Semente de abóbora garapiñada – 15 g
Ora pro nobis – 4 un
Robalo – 200 g
Tempere o rolado com sal de ambos os lados e sele em frigideira aquecida com azeite. Deixe um frigideira bem quente coloque um fio de azeite e doure muito bem o tomate cereja. Refogue também a ora pro nobis. Para a montagem do prato disponha todos os ingredientes por cima do arroz Piagüí cozido no leite de castanha.

Bom apetite!
Família Ruzene